3.7 C
Londres
Quinta-feira, Fevereiro 13, 2025

Líbia: Migrações, Destino, Vala Comum

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) manifestou-se hoje alarmada com as valas comuns recentemente descobertas no deserto da Líbia, possivelmente de migrantes em direção ao Mediterrâneo e pediu colaboração entre os países para criar rotas seguras.

Líbia: Migrações, Destino, Vala Comum


A Organização Internacional para as Migrações (OIM) , está alarmada com o aparecimento de várias valas comuns na Líbia, possivelmente de migrantes que teriam pago a agiotas para os levar para a Europa, pelo que pede que aja mais proteção para migrantes nas rotas de destino em direcção ao Mediterrâneo.

“Apelamos aos governos para que reforcem a cooperação regional para salvaguardar e proteger os migrantes, independentemente do seu estatuto, em todas as fases das suas viagens”, afirmou a OIM num comunicado.

Só na semana passada, foram descobertos 19 corpos em Jakharrah, 400 quilómetros a Sul de Benghazi e outros 30 numa vala comum no deserto de Kufra, no Sudeste do país, onde poderão ainda ser encontrados mais corpos.

As descobertas fizeram parte de rusgas policiais contra a migração irregular, durante as quais centenas de migrantes foram resgatados de redes de contrabando.

“Demasiados migrantes nestas rotas são vítimas de exploração, violência e abusos graves”.

Afirmou Nicoletta Giordano, chefe da missão da OIM na Líbia. De acordo com a OIM, a Líbia acolhe cerca de 720.000 migrantes de 44 países, principalmente de África e um grande número do Sudão que fogem do conflito armado através da região de Kufra, a zona fronteiriça entre os dois países.

 


Ver Também:

 

Imagem: © Hazem Turkia / AA 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!