9.8 C
Londres
Sexta-feira, Fevereiro 20, 2026

CAN 2025: Angola Empata e Complica Contas

Angola voltou a ficar, por escassos minutos, a ter um resultado decisivo e viu a margem de erro desaparecer num Grupo B cada vez mais exigente, onde cada detalhe passa a definir o destino das selecções.

CAN 2025: Angola Empata e Complica Contas


O Campeonato Africano das Nações 2025 (CAN 2025) entrou na segunda jornada com o Grupo B a intensificar a tensão competitiva. Angola, Egipto, África do Sul e Zimbabwe disputam duas vagas directas para os oitavos de final, com a possibilidade de qualificação via melhores terceiros classificados ainda em aberto.

Após a derrota na estreia frente à África do Sul, os Palancas Negras defrontaram o Zimbabwe com a obrigação de pontuar. O empate a uma bola manteve Angola na prova, mas numa posição delicada, especialmente após o Egipto ter assegurado o apuramento com uma vitória tangencial sobre a África do Sul, alterando o equilíbrio do Grupo B e tornando a última jornada crucial.


Angola Deixa Escapar a Vantagem


(20251226) CAN 2025 Angola Empata e Complica Contas
Imagem: © 2025 Khaled Desouki / AFP

Angola e Zimbabwe empataram 1-1 esta sexta-feira, na segunda jornada do Grupo B do CAN 2025. A selecção angolana entrou em campo com alterações no onze inicial, numa leitura táctica de Patrice Beaumelle após o desaire frente à África do Sul, apostando em Beni Mukendi e Jonathan Buatu.

A equipa do romeno Mario Marinica, o Zimbabwe, entrou muito bem na partida, graças a uma jogada individual de Bill Antonio que deixou adversários pelo caminho, mas rematou torto. Foi um despertar importante para os Palancas Negras que começaram a controlar as incidências.

Aos 14 minutos, Gelson Dala fez dois túneis a dois adversários e, já dentro da área, rematou à figura do guarda-redes. O avançado ameaçou antes de concretizar, já que 10 minutos depois, aos 24, foi o destinatário de uma bela jogada colectiva sobre o lado esquerdo: Tó Carneiro picou para a área e Gelson Dala rematou de primeira ao primeiro poste, para inaugurar o marcador.

Os angolanos controlaram o jogo e parecia que, com maior pressão e assertividade no último terço, poderiam ampliar a vantagem. Perto do intervalo, uma lesão do Zimbabweano Teenage Hadebe e um choque entre Divini Lunga e Hugo Marques tirou ímpeto à partida, obrigando a seis minutos de tempo de compensação.

Angola baixou o ritmo e as linhas e os Guerreiros aproveitaram. No último lance do primeiro tempo, já aos 45+6′, Bill Antonio encontrou Knowledge Musona dentro da área e o experiente avançado de 36 anos rematou cruzado para empatar, num duro golpe psicológico para os Palancas Negras.

A Queda


No reatamento, Angola ficou muito perto de voltar à vantagem num cabeceamento de Buatu. Pouco depois, Fredy — que estava a fazer uma grande exibição — tentou surpreender num livre directo rasteiro que passou a rasar o poste. As mudanças vindas do banco de suplentes deram maior fulgor ao Zimbabwe, mas Hugo Marques estava no sítio certo para agarrar o remate de Ishmael Wadi.

Quando o guarda-redes angolano não estava, apareceu David Carmo com dois cortes providenciais em cima da linha de golo, em lances consecutivos, perto do minuto 80, o primeiro dos quais após um grande remate de Tawanda Chirewa. Maestro e Milson foram as últimas cartadas vindas do banco, com o último a ter o derradeiro lance de perigo nos pés, num remate traiçoeiro bem espalmado por Arubi.

O empate mantem ambas as selecções com apenas um ponto somado após duas jornadas, o que permite a ambas ainda sonharem com o apuramento.


Egipto Aumenta a Pressão


(20251226) CAN 2025 Angola Empata e Complica Contas
Imagem: © 2025 Franck Fife / AFP

O Grupo B do CAN 2025 tornou-se ainda mais desafiante para Angola com o triunfo do Egipto frente à África do Sul, por 1-0, em Agadir, pondo fim à série de 12 jogos sem derrotas dos Bafana Bafana. Ambas as equipas entraram em campo cientes de que uma vitória garantiria o apuramento, resultando em minutos iniciais tensos e em um jogo muito fechado.

O primeiro remate surgiu aos 22 minutos, num livre do avançado Omar Marmoush que passou a centímetros do poste. O primeiro remate enquadrado da África do Sul, por Lyle Foster, foi facilmente defendido por Mohamed El Shenawy.

Apesar da escassez de oportunidades, o Egipto chegou à vantagem perto do intervalo, através de uma grande penalidade assinalada após uma falta dura de Khuliso Mudau. O capitão egípcio, Mohamed Salah, assumiu a marcação e não falhou, atirando a bola para o fundo das redes.

Ainda antes do descanso, os Faraós ficaram reduzidos a dez jogadores, após Mohamed Hany ver o segundo cartão amarelo por uma falta imprudente. Após o reatamento, a segunda parte registou pouca acção junto das balizas durante os primeiros 25 minutos, com ambas as selecções a revelarem dificuldades em criar ocasiões claras de golo.

A África do Sul teve mais posse de bola, mas limitou-se a remates de longe, sem verdadeiro perigo para a baliza egípcia. Já a dez minutos do final, os Bafana Bafana desperdiçaram a melhor oportunidade para empatar, quando Foster encontrou Aubrey Modiba no centro da área, mas o jogador sul-africano não conseguiu colocar a bola fora do alcance de El Shenawy.

A África do Sul continuou a pressionar nos instantes finais, mas não conseguiu chegar ao golo do empate, deixando o apuramento para a última jornada.

E Agora?


Com este resultado, o Egipto confirmou o apuramento para a fase a eliminar da CAN 2025, embora precise de pelo menos um ponto na última jornada para assegurar o primeiro lugar do grupo. A África do Sul, por sua vez, segue para o terceiro jogo da fase de grupos dependendo apenas de si própria frente ao Zimbabwe.

Para Angola, este panorama significa que os Palancas Negras entram na derradeira jornada obrigados a pontuar frente aos Faraós, dependendo igualmente do desfecho do encontro entre a África do Sul e o Zimbabwe. A possibilidade de seguir como um dos melhores terceiros classificados, mantém-se, mas exige um desempenho de elevado nível, até agora não presenciado e uma conjugação favorável de resultados.


Zâmbia e Comores Empatam


(20251226) CAN 2025 Angola Empata e Complica Contas
Imagem: © 2025 CAF

No Grupo A do CAN 2025, a Zâmbia e as Comores empataram num frustrante 0-0 na segunda jornada, prolongando as suas sequências sem vitórias. Num clima festivo em Casablanca, a energia era grande e o primeiro lance de destaque surgiu aos seis minutos, com um canto para as Comores que resultou numa finalização de Myziane Maolida, travada em cima da linha.

Ambas as equipas demonstraram optimismo, apesar da falta de qualidade no último terço. As Comores chegaram a celebrar um golo após um brilhante drible individual e assistência de Rafiki Said que serviu Myziane Maolida para empurrar a bola para a baliza deserta. No entanto, a alegria durou pouco, pois o golo foi anulado devido a uma falta de Yacine Bourhane no início da jogada.

A Zâmbia começou a ganhar mais confiança, principalmente através de lançamentos laterais longos, com Kings Kangwa a ter a melhor hipótese, rematando por cima da baliza de longe. Embora as Comores tenham sido a melhor equipa, a segunda parte decorreu sem grandes lances de qualidade.

Aos 81 minutos, Faiz Selemani antecipou-se a Willard Mwanza num cruzamento perigoso, mas cabeceou por cima da baliza. As várias substituições feitas por ambas as equipas não conseguiram desbloquear o resultado, com as defesas a neutralizarem os ataques, resultando em apenas 0,20 golos esperados (xG) no total na segunda parte.

O empate beneficia mais a Zâmbia que já tinha empatado na estreia frente ao Mali, mas que agora defronta Marrocos, um dos favoritos ao título, no seu último jogo. Para as Comores, a esperança é continuar a somar pontos para tentar chegar aos oitavos de final pela segunda vez na história, quando defrontarem o Mali. A última jornada será decisiva para definir o resultado do Grupo A.


Conclusão


Angola mantém-se na competição, no CAN 2025, mas numa posição de elevada exigência. O empate frente ao Zimbabwe representou uma oportunidade perdida, especialmente pela forma como a vantagem foi concedida e a vitória do Egipto sobre a África do Sul reduziu drasticamente a margem de erro.

A última jornada será crucial para determinar se os Palancas Negras conseguem traduzir as exibições em resultados concretos ou se o seu percurso no Campeonato Africano das Nações terminará precocemente. A pressão é máxima, mas a possibilidade de qualificação continua em aberto.

 


O que estás a achar da prestação de Angola neste CAN 2025? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2025 AFP
Francisco Lopes-Santos

Atleta Olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados, um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes, além de vários cursos de especialização em diversas áreas. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.

Francisco Lopes-Santos
Francisco Lopes-Santoshttp://xesko.webs.com
Atleta Olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados, um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes, além de vários cursos de especialização em diversas áreas. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!