Apuramento Mundial: Selecção Angolana Presa na Líbia
A Federação Angolana de Futebol (FAF) lamentou hoje a retenção da selecção angolana de futebol, no estádio, em Benghazi, por mais de três horas, após o confronto diante da Líbia, que terminou empatado 1-1.
Em comunicado, a FAF referiu que a comitiva angolana teve de aguardar por mais de três horas para sair do estádio, após o jogo da quinta jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial de 2026.
Depois dos problemas enfrentádos há chegada a Benghazi, a selecção angolana teve de esperar mais de três horas para sair do estádio, no fim da partida, por questões de segurança, provocando um atraso no embarque com destino a Luanda que veio a acontecer apenas às três horas da manhã, com chegada à capital do país às oito.
O facto ocorreu 48 horas depois de a seleção angolana de futebol ter ficado retida no aeroporto local, por mais de duas horas, sem qualquer informação, a quando da chegada ao território líbio, antes do jogo.
Apesar das peripécias vividas, os angolanos saíram da Líbia com um ponto, fruto do empate a um golo, resultado que mantém Angola que soma quatro empates e uma vitória no apuramento, no quarto lugar, com sete pontos.
Na terça-feira, a equipa treinada por Pedro Gonçalves recebe a congénere de Cabo Verde, líder do agrupamento, com 10 pontos, depois de vencer em casa as Maurícias, por 1-0, com golo de Yannick Semedo.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções. Os vencedores de cada grupo, classificam-se automaticamente para o Mundial de 2026.
Os quatro melhores segundos, vão disputar um torneio que decide qual será a equipe que vai representar África numa repescagem intercontinental, o que poderá aumentar para 10 o número de países africanos no torneio tripartido a realizar no Canadá, nos Estados Unidos e no México.
Imagem: © 2024 Federação Angolana de Futebol