África Não Encanta No Mundial Feminino 2023.
A primeira jornada do Mundial Feminino de Futebol de 2023, já terminou para as selecções africanas que não encantaram, mas mostram bons detalhes, apesar da falta de triunfos. O balanço foi de três derrotas e um empate.
O balanço é preocupante, mas não assustador. As seleções africanas não partiam como favoritas neste Mundial Feminino que decorre na Austrália e na Nova Zelândia, o que significa que podem surpreender.
A Primeira Jornada
A Nigéria, inserida no Grupo B, empatou sem golos frente ao Canadá, atual campeão olímpico. Um ponto interessante que pode permitir às nigerianas sonhar com os oitavos e mostrar que as selecções africanas podem surpreender neste Mundial Feminino.
A África do Sul, no Grupo G, também fez uma boa exibição, aliás esteve a vencer por 0-1 frente à Suécia, a eterna candidata ao título, mas as sul-africanas acabaram por ceder perante a supremacia adversária e perderam por 2-1.
Para sonharem com a passagem aos oitavos de final, tem obrigatoriamente que vencer a Argentina na próxima jornada, um feito que não se revela fácil.
A situação é bastante mais complicada para o Marrocos e a Zâmbia, as duas seleções africanas estreantes nestas andanças.
A Zâmbia perdia apenas por 1-0 ao intervalo frente ao Japão, mas na segunda parte, as nipónicas cilindraram a desconcertada selecção zambiana e venceram por 5-0 com uma reta final infernal.
Igualmente feroz estava a Alemanha. No intervalo, as germânicas venciam por 2-0 e na segunda parte não abrandaram o ritmo, aceleraram e concretizaram em mais quatro ocasiões. A seleção europeia terminou a golear o Marrocos por 6-0.
A Próxima Jornada Do Mundial Feminino
Na próxima jornada, a Nigéria enfrenta a Austrália, a Zâmbia enfrentará a Espanha, a África do Sul enfrentará a Argentina e o Marrocos a Coreia do Sul.
Apesar de os PALOP não estarem representados neste Mundial Feminino, temos dois representantes da lusofonia, o Brasil que derrotou o Panamá por 4-0 e, Portugal que, apesar de ter tido um excelente jogo, perdeu 1-0 contra a Holanda, nesta primeira jornada. Vamos ver, como se comportam na segunda.
Conclusão
A participação das seleções africanas no Mundial Feminino de Futebol de 2023 evidencia a presença de talento e potencial, apesar dos resultados menos favoráveis da primeira jornada.
Embora o empate da Nigéria e a derrota dos outros países, possam parecer desanimadores, é importante observar os momentos em que essas selecções demonstraram habilidades promissoras, mostrando que possuem o ímpeto para surpreender e competir com determinação nas próximas etapas do campeonato.
A diversidade e a evolução do futebol feminino no continente africano merecem destaque e com o crescimento contínuo do desporto, podemos esperar um futuro promissor para as seleções africanas em próximas competições internacionais.
O que achas deste início do Mundial Feminino? Achas que as selecções africanas podem ir longe? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2023 FIFA