Startup Wasoko cria centro de inovação.
A startup Wasoko (anteriormente Sokowatch), a empresa africana de comércio eletrónico que utiliza tecnologia inovadora para transformar a cadeia de suprimentos informal de retalhe, anunciou o lançamento oficial do “Wasoko Innovation Hub” em parceria com o governo de Zanzibar.
Localizado na cidade de Fumba, Zanzibar, o novo Hub concentrar-se-á na construção de soluções de tecnologia de classe mundial que impulsionarão a indústria de comércio eletrónico em África nos próximos anos, tornando-se o lar de mais de 500 engenheiros visionários, gerentes de produto, designers de UX e pesquisadores africanos.
O Wasoko Innovation Hub é a primeira parceria público-privada entre uma startup de tecnologia africana e o governo de Zanzibar para o “Silicon Zanzibar”, uma nova iniciativa do governo para atrair e realocar empresas de tecnologia de toda a África para a ilha.
Como parte do lançamento, Wasoko tornou-se a primeira empresa âncora da Silicon Zanzibar e embaixadora oficial do setor privado.
Além de fortalecer a eficiência operacional da Wasoko, o novo Hub especializar-se-á no desenvolvimento de ferramentas para personalizar as experiências dos clientes, melhorar as métricas de entrega, expandir as opções de serviços financeiros e recolher dados e insights importantes de toda a cadeia de valor.
Nos próximos 10 anos, espera-se garantir mais de US$ 15 milhões em investimentos, proporcionando a centenas de zanzibarianos uma riqueza de oportunidades de emprego e carreira.
Falando sobre o lançamento do Innovation Hub, Daniel Yu, CEO e fundador da Wasoko, disse:
“Como uma empresa de tecnologia pan-africana, a Wasoko tem procurado um local onde possamos reunir os melhores talentos de todo o continente e além, para inovar e desenvolver novos produtos e serviços para nossos clientes”.
“Embora considerássemos centros mais tradicionais, como Dubai e Londres, estávamos comprometidos com a crença de que a tecnologia para África deveria ser construída em África”.
“Através da nossa nova parceria, estamos orgulhosos de trabalhar ao lado de um governo que está a investir fortemente no apoio a esta missão e estamos honrados em ser um parceiro fundador da Silicon Zanzibar”.
“Acreditamos firmemente que Wasoko será a primeira de uma longa linha de empresas de tecnologia a estabelecer uma presença na ilha”.
Mudrick Soraga, Ministro de Investimento e Desenvolvimento Económico de Zanzibar, acrescentou:
“As empresas de tecnologia não precisarão mais abrir escritórios e transferir o seu pessoal para Dubai ou Londres para gerirem as suas operações em África”.
“Estamos a fornecer um ambiente aberto e capacitador para todas as empresas de tecnologia e os seus membros de equipe sediados em Zanzibar, um dos destinos mais atraentes do mundo”.
“O objectivo é permitir que todos construam tecnologia para África com sede em África”.
“Estamos empolgados por fazer parceria oficial com a Wasoko e outras empresas de tecnologia que chegam a Zanzibar para cocriar políticas e iniciativas que transformarão Zanzibar em um centro de tecnologia líder para o continente africano”.
O lançamento do Wasoko Innovation Hub marca o mais recente marco na sua jornada de rápido crescimento que viu a startup nomeada como a empresa de crescimento mais rápido de África pelo Financial Times em maio de 2022. Como resultado, as suas ações da Série B foram cotadas em março, em US$ 125 milhões, o maior financiamento já obtido por uma startup não fintech em África.
O que achas da criação deste hub? Já conhecias a startup Wasoko? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © DR