PIB de Angola cresce 3,6% nos próximos 5 anos.
O Ministro da Economia e Planeamento de Angola, Sua Excelência Mário Caetano João, anunciou que se prevê para o país, um crescimento médio de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) entre 2023 e 2027.
Este aumento deve-se principalmente ao desempenho positivo do setor petrolífero angolano. Neste artigo, analisaremos as perspectivas económicas de Angola, os fatores que impulsionam o crescimento e o papel das reformas económicas e do investimento privado.
O Setor Petrolífero
O setor petrolífero é esperado para crescer em média 1% durante o período de 2023 a 2027, enquanto o setor não petrolífero deve crescer 4,6%. No entanto, a diminuição da produção de petróleo e o impulso fiscal reduzido podem moderar o crescimento económico angolano em 2023, ficando abaixo do crescimento populacional projetado de 3,1%.
As recentes descobertas no país têm atraído mais investimentos para o setor petrolífero de Angola. A ExxonMobil, uma das maiores companhias do setor, descobriu 30 metros de arenito de alta qualidade contendo hidrocarbonetos. Além disso, a TotalEnergies anunciou a intenção de investir 3 bilhões de dólares em projetos relacionados com a exploração de petróleo em Angola.
Reformas Económicas
As reformas económicas implementadas nos últimos cinco anos permitiram a Angola melhorar a gestão macroeconómica e a governação do setor público. A estabilidade económica é apoiada por um regime cambial mais flexível, autonomia do banco central, políticas monetárias favoráveis ao investimento e uma consolidação fiscal com alargamento da base tributária.
Estas medidas promovem uma maior participação do setor privado na economia angolana, aumentando a estabilidade financeira e reduzindo o impacto da volatilidade no setor petrolífero.
O Banco Mundial salienta que, para transformar a sua economia rumo a um modelo mais sustentável e inclusivo, Angola precisa de um forte compromisso político para modernizar e diversificar a sua economia estatal.
Os próximos projetos de gás natural e energia renovável oferecem oportunidades de diversificação, permitindo que a economia angolana cresça com energia sustentável.
Angola Oil & Gas 2023
As perspectivas económicas de Angola, as tendências da procura e oferta nos mercados de petróleo e os esforços de diversificação serão discutidos no principal evento de energia do país, Angola Oil & Gas 2023 (AOG 2023).
Organizado pela Energy Capital & Power, o AOG 2023 reunirá ministros africanos de energia e petróleo, investidores globais, líderes de opinião, analistas de mercado, empreendedores, gestores de projetos e empresas de serviços para debater o futuro da energia angolana.
O AOG 2023, em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás da República de Angola e a petrolífera nacional Sonangol, será uma plataforma ideal para discussões globais e setoriais, bem como a assinatura de acordos que moldarão a trajetória energética futura de Angola.
Conclusão
Angola enfrenta desafios significativos na busca pelo crescimento económico sustentável e inclusivo. No entanto, as perspectivas de crescimento de 3,6% no PIB entre 2023 e 2027, impulsionadas pelo setor petrolífero e a atração de investimentos, são um sinal positivo.
As reformas económicas implementadas nos últimos anos e a crescente participação do setor privado na economia angolana contribuem para uma maior estabilidade financeira.
Ainda assim, é fundamental que o país continue a investir na diversificação económica e na promoção de energias sustentáveis, como o gás natural e as energias renováveis. O evento AOG 2023 será uma oportunidade para o país discutir e traçar estratégias para o futuro energético e económico de Angola.
O que achas deste crescimento previsto para Angola? Pensas que este crescimento é realist? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © DR