Papa Recebeu O Presidente Da África Do Sul
O Papa Leão XIV recebeu o Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na Residência Apostólica do Vaticano, neste sábado, 8 de Novembro. A informação foi divulgada num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
“Durante a conversa cordial”, leu-se no comunicado, “foi apreciada a presença construtiva da Igreja Católica na sociedade sul-africana, particularmente nas áreas da educação e da saúde, cujo trabalho contribui para promover o diálogo e a reconciliação”.
Ramaphosa esteve acompanhado por Keneilwe Ramaphosa, o encontro teve como objectivo “promover o entendimento mútuo, facilitar intercâmbios culturais e abordar questões de interesse entre as duas entidades”. Durante a visita, Ramaphosa e o sumo pontífice conversaram, trocaram ofertas e posaram para fotografias.
A reunião decorreu um dia após o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciar que nenhum representante do governo norte-americano participará na cimeira do G20 deste ano, a realizar-se na África do Sul, justificando a decisão com o alegado tratamento dado aos agricultores brancos no país.
A administração Trump tem acusado o governo sul-africano de permitir perseguições e ataques contra agricultores brancos da minoria africânder. Ao reduzir o número anual de refugiados admitidos nos EUA para 7.500, o executivo indicou que a maioria seria composta por sul-africanos brancos, alegadamente vítimas de discriminação e violência.
O governo sul-africano manifestou surpresa face às acusações, sublinhando que, mais de três décadas após o fim do regime do apartheid, os cidadãos brancos continuam a usufruir de um nível de vida significativamente superior ao dos residentes negros.
Imagem: © 2025 Vatican Media
