Elefantes Gémeas Bebés Encantam O Quénia.
Num evento extraordinário e raro entre elefantes, no Quénia, uma fêmea, deu à luz gémeas. Anunciou hoje, uma organização dedicada à proteção desta espécie ameaçada. As duas crias, nascidas na Reserva Nacional de Samburu, representam uma dupla alegria para a mãe, Alto e para a organização Save the Elephants.
O nascimento de gémeos entre elefantes ocorre apenas em cerca de 1% dos partos, mas a Reserva Nacional de Samburu já testemunhou outro acontecimento semelhante no início de 2022.
Num vídeo divulgado pela Save the Elephants na sua conta X (anteriormente Twitter), as crias podem ser vistas a mamar da mãe, na presença dos outros membros do grupo.
Fenómeno Raro Entre Elefantes
A Reserva Nacional de Samburu, no norte do Quénia, já por outras vezes tinha visto o raro nascimento de elefantes gémeos, no entanto duas gémeas, é ainda mais raro do que o de dois machos ou de um macho e uma fêmea e o nascimento de dois conjuntos na mesma reserva, em períodos distintos tão curtos, é um fenómeno deveras fascinante.
Os Elefantes possuem o período de gestação mais longo entre todos os mamíferos, carregando as suas crias por quase 22 meses e dando à luz aproximadamente a cada quatro anos. Infelizmente, os elefantes gémeos nem sempre sobrevivem. Por exemplo, os elefantes gémeos nascidos em Samburu em 2006 só sobreviveram por alguns dias.
Iain Douglas-Hamilton, fundador da Save the Elephants, expressou otimismo, mas também cautela, sobre o destino das novas crias nos próximos dias. A sobrevivência de gémeos elefantes muitas vezes é desafiada pela falta de leite materno suficiente para sustentar ambos.
À medida que a esperança de vida das gémeas elefantes é acompanhada com expectativa, o contexto mais amplo da conservação de elefantes em África também merece atenção. O aumento na população de elefantes no Quénia, como indicado pelo censo nacional de vida selvagem, é um testemunho do sucesso dos esforços anti-caça furtiva.
Este evento excepcional, reforça não apenas a raridade do nascimento de gémeos elefantes, mas também a importância de preservar o habitat e garantir condições adequadas para o crescimento destes animais magníficos.
Conclusão
O nascimento destas gémeas elefantes não é apenas uma notícia emocionante para os amantes da vida selvagem, mas destaca também a necessidade contínua de preservar e proteger espécies ameaçadas como os elefantes africanos. A Reserva Nacional de Samburu, já palco de eventos raros no passado, agora testemunha este capítulo extraordinário na vida destes majestosos animais.
No entanto, a advertência da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) em relação à caça furtiva e à destruição do habitat destaca os desafios contínuos enfrentados por elefantes e outras espécies em todo o continente africano. A urgência de medidas para preservar não apenas os elefantes, mas todo o ecossistema, permanece crucial.
O que achas do nascimento destes elefantes gémeos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © Jane Wynyard / Save the Elephants