Brasil Saúda França Por Reconhecer A Palestina
O Brasil saudou esta sexta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron, por anunciar o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da França, o que deverá acontecer na abertura da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
“O Governo brasileiro saúda o anúncio do Presidente Emmanuel Macron, a 24 de Julho, pelo reconhecimento pela França do Estado da Palestina”.
“O Brasil exorta todas as demais nações que ainda não o fizeram, a reconhecer a Palestina como Estado soberano e insiste para todos os países trabalhem para que se torne membro pleno nas Nações Unidas”.
Destacou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro num comunicado. A nota da diplomacia brasileira também reforçou a defesa de que a solução para os conflitos entre israelitas e palestinianos será alcançada com a criação de dois Estados.
Com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como a sua capital.
Na quinta-feira, Macron anunciou que a França reconhecerá o Estado palestiniano em Setembro próximo, de acordo com uma carta enviada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas o que provocou indignação em Israel.
“Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Médio Oriente, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina”.
Anunciou Macron numa rede social, onde partilhou a carta enviada ao líder palestiniano. Além disso, o Governo brasileiro anunciou na quarta-feira, que está na “fase final” do processo para aderir formalmente à acção que a África do Sul moveu contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça por genocídio.
O Brasil condenou os ataques do Hamas contra Israel que deixaram 1.200 mortos e mais de 250 reféns, desencadeando o conflito actual em Outubro de 2023. No entanto, também criticou duramente a resposta do Estado Judaico que levou à morte em Gaza de 60.000 pessoas, até ao momento, sendo que a maioria são crianças.
O que pensas do apoio do Brasil, no reconhecimento da Palestina pela França? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2025 João Porfírio