16.5 C
Londres
Quinta-feira, Julho 31, 2025

Brasil Saúda França Por Reconhecer A Palestina

O Brasil reforçou que a solução para os conflitos entre os israelitas e os palestinianos será alcançada com a criação de dois Estados e crítica, ainda, todos os países que não reconheceram ainda o Estado da Palestina.

Brasil Saúda França Por Reconhecer A Palestina


O Brasil saudou esta sexta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron, por anunciar o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da França, o que deverá acontecer na abertura da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

“O Governo brasileiro saúda o anúncio do Presidente Emmanuel Macron, a 24 de Julho, pelo reconhecimento pela França do Estado da Palestina”. 

“O Brasil exorta todas as demais nações que ainda não o fizeram, a reconhecer a Palestina como Estado soberano e insiste para todos os países trabalhem para que se torne membro pleno nas Nações Unidas”.

Destacou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro num comunicado. A nota da diplomacia brasileira também reforçou a defesa de que a solução para os conflitos entre israelitas e palestinianos será alcançada com a criação de dois Estados.

Com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como a sua capital.

Na quinta-feira, Macron anunciou que a França reconhecerá o Estado palestiniano em Setembro próximo, de acordo com uma carta enviada ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas o que provocou indignação em Israel.

“Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Médio Oriente, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina”.

Anunciou Macron numa rede social, onde partilhou a carta enviada ao líder palestiniano. Além disso, o Governo brasileiro anunciou na quarta-feira, que está na “fase final” do processo para aderir formalmente à acção que a África do Sul moveu contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça por genocídio.

O Brasil condenou os ataques do Hamas contra Israel que deixaram 1.200 mortos e mais de 250 reféns, desencadeando o conflito actual em Outubro de 2023. No entanto, também criticou duramente a resposta do Estado Judaico que levou à morte em Gaza de 60.000 pessoas, até ao momento, sendo que a maioria são crianças.

 


O que pensas do apoio do Brasil, no reconhecimento da Palestina pela França? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.


 

Imagem: © 2025 João Porfírio
Lusa - Agência de Notícias de Portugal
Lusa

A Lusa, é a maior agência noticiosa do mundo, em língua portuguesa.

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Lusa
Lusahttps://www.lusa.pt/
A Lusa, é a maior agência noticiosa do mundo, em língua portuguesa.
Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!