Índice
ToggleAfreximbank Ajuda Sonangol Com 1,75MM USD
O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) em colaboração com outros organizadores principais mandatados, concluiu com sucesso uma linha de crédito sindicada no valor de 1,75 mil milhões de dólares americanos para a Sonangol, a empresa petrolífera nacional de Angola.
O financiamento estratégico vai apoiar as necessidades operacionais e de despesas de capital previstas da Sonangol, além de promover o mandato do Afreximbank de incentivar modelos de financiamento liderados por África que apoiam o crescimento, a industrialização, a auto-suficiência económica e a soberania.
Esta linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares sublinha o compromisso do Afreximbank em apoiar os líderes empresariais africanos do sector da energia.
Financiamento Estruturado
O Afreximbank desempenhou um papel catalisador, orientando o financiamento, a estruturação e a sindicação da linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares. Este montante destina-se a garantir o financiamento sustentável do sector do petróleo e do gás angolano, assegurando, em simultâneo, um mecanismo de reembolso robusto para os credores.
Alinhado com a estratégia do Banco em apoiar os líderes empresariais africanos em sectores estratégicos, o Afreximbank contribuiu para a criação de uma estrutura inovadora e de baixo risco que mitiga a volatilidade dos preços do petróleo e facilita acordos de segurança flexíveis.
Este financiamento demonstra o compromisso do Afreximbank em apoiar os líderes empresariais africanos no sector da energia e em salvaguardar a capacidade de exportação, um elemento fundamental para a soberania macroeconómica e a resistência comercial dos Estados-Membros.
Através da implementação de estruturas inovadoras que proporcionam segurança aos credores e que facilitam os requisitos de segurança tradicionais, o banco assim consegue mobilizar o capital necessário para os sectores estratégicos.
Espera-se que esta linha de crédito permita à Sonangol satisfazer as suas necessidades operacionais e de capital, reforçando as estruturas comerciais ligadas à exportação, apoiando o objetivo do Afreximbank de aumentar a participação de África no comércio mundial ajudando a promover a exportação de commodities estratégicas.
A transacção ajudará a Sonangol a manter os fluxos de exportação, a aumentar a disponibilidade de energia e a apoiar a industrialização e a transformação económica de Angola. Desta forma, contribui para o aumento da participação de África no comércio mundial e para o desenvolvimento económico do país, através da extracção e comercialização de recursos naturais.
O Afreximbank
O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral pan-africana com mandato para financiar e promover o comércio Intra e extra-africano.
Há mais de 30 anos que o Banco utiliza estruturas inovadoras para oferecer soluções de financiamento que apoiam a transformação da estrutura do comércio africano, acelerando a industrialização e o comércio intra-regional, impulsionando assim a expansão económica em África.
Apoiante firme do Acordo de Comércio Livre Continental Africano (ACLCA), o Afreximbank lançou um Sistema Pan-Africano de Pagamento e Liquidação (PAPSS) que foi adoptado pela União Africana (UA) como plataforma de pagamento e liquidação para sustentar a implementação da ZCLCA.
Em colaboração com o Secretariado da ZCLCA e a UA, o Banco criou um Fundo de Ajustamento de 10 mil milhões de dólares para apoiar os países que participam de forma efectiva na ZCLCA. No final de Dezembro de 2024, o total de activos e contingências do Afreximbank ascendia a mais de 40,1 mil milhões de dólares e os seus fundos de accionistas a 7,2 mil milhões de dólares.
O Afreximbank tem notações de grau de investimento atribuídas pela GCR (escala internacional) (A), Moody’s (Baa2), China Chengxin International Credit Rating Co., Ltd (CCXI) (AAA), Japan Credit Rating Agency (JCR) (A-).
O Afreximbank evoluiu para uma entidade de grupo que inclui o Banco, a sua subsidiária de fundo de impacto de acções, denominada Fundo para o Desenvolvimento das Exportações em África (FEDA) e a sua subsidiária de gestão de seguros, AfrexInsure (em conjunto, “o Grupo”). O Banco tem a sua sede no Cairo, Egipto.
Conclusão
A linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares acordada entre o Afreximbank e a Sonangol representa um passo relevante no reforço do sector energético angolano e no aprofundamento de soluções financeiras lideradas por instituições africanas.
Ao combinar financiamento estruturado, mitigação de riscos e apoio directo às necessidades operacionais e de capital, a operação insere-se numa estratégia mais ampla de promoção da soberania económica, do comércio africano e da industrialização do continente.
Para Angola, este financiamento surge como um instrumento-chave para sustentar a capacidade exportadora, fortalecer a sua principal empresa energética e consolidar o papel do país no panorama energético regional e mundial.
O que achas deste apoio do Afreximbank à Sonangol? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2025 Afreximbank
