6.4 C
Londres
Segunda-feira, Fevereiro 2, 2026

Afreximbank Ajuda Sonangol Com 1,75MM USD

A Sonangol vai receber um impulso de 1,75 mil milhões de dólares do Afreximbank para revolucionar o seu sector energético. O financiamento estratégico visa apoiar as necessidades operacionais e de despesas de capital previstas pela empresa.

Afreximbank Ajuda Sonangol Com 1,75MM USD


O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) em colaboração com outros organizadores principais mandatados, concluiu com sucesso uma linha de crédito sindicada no valor de 1,75 mil milhões de dólares americanos para a Sonangol, a empresa petrolífera nacional de Angola.

O financiamento estratégico vai apoiar as necessidades operacionais e de despesas de capital previstas da Sonangol, além de promover o mandato do Afreximbank de incentivar modelos de financiamento liderados por África que apoiam o crescimento, a industrialização, a auto-suficiência económica e a soberania.

Esta linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares sublinha o compromisso do Afreximbank em apoiar os líderes empresariais africanos do sector da energia.


Financiamento Estruturado


O Afreximbank desempenhou um papel catalisador, orientando o financiamento, a estruturação e a sindicação da linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares. Este montante destina-se a garantir o financiamento sustentável do sector do petróleo e do gás angolano, assegurando, em simultâneo, um mecanismo de reembolso robusto para os credores.

Alinhado com a estratégia do Banco em apoiar os líderes empresariais africanos em sectores estratégicos, o Afreximbank contribuiu para a criação de uma estrutura inovadora e de baixo risco que mitiga a volatilidade dos preços do petróleo e facilita acordos de segurança flexíveis.

Este financiamento demonstra o compromisso do Afreximbank em apoiar os líderes empresariais africanos no sector da energia e em salvaguardar a capacidade de exportação, um elemento fundamental para a soberania macroeconómica e a resistência comercial dos Estados-Membros.

Através da implementação de estruturas inovadoras que proporcionam segurança aos credores e que facilitam os requisitos de segurança tradicionais, o banco assim consegue mobilizar o capital necessário para os sectores estratégicos.

Espera-se que esta linha de crédito permita à Sonangol satisfazer as suas necessidades operacionais e de capital, reforçando as estruturas comerciais ligadas à exportação, apoiando o objetivo do Afreximbank de aumentar a participação de África no comércio mundial ajudando a promover a exportação de commodities estratégicas.

A transacção ajudará a Sonangol a manter os fluxos de exportação, a aumentar a disponibilidade de energia e a apoiar a industrialização e a transformação económica de Angola. Desta forma, contribui para o aumento da participação de África no comércio mundial e para o desenvolvimento económico do país, através da extracção e comercialização de recursos naturais.


O Afreximbank


O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral pan-africana com mandato para financiar e promover o comércio Intra e extra-africano.

Há mais de 30 anos que o Banco utiliza estruturas inovadoras para oferecer soluções de financiamento que apoiam a transformação da estrutura do comércio africano, acelerando a industrialização e o comércio intra-regional, impulsionando assim a expansão económica em África.

Apoiante firme do Acordo de Comércio Livre Continental Africano (ACLCA), o Afreximbank lançou um Sistema Pan-Africano de Pagamento e Liquidação (PAPSS) que foi adoptado pela União Africana (UA) como plataforma de pagamento e liquidação para sustentar a implementação da ZCLCA.

Em colaboração com o Secretariado da ZCLCA e a UA, o Banco criou um Fundo de Ajustamento de 10 mil milhões de dólares para apoiar os países que participam de forma efectiva na ZCLCA. No final de Dezembro de 2024, o total de activos e contingências do Afreximbank ascendia a mais de 40,1 mil milhões de dólares e os seus fundos de accionistas a 7,2 mil milhões de dólares.

O Afreximbank tem notações de grau de investimento atribuídas pela GCR (escala internacional) (A), Moody’s (Baa2), China Chengxin International Credit Rating Co., Ltd (CCXI) (AAA), Japan Credit Rating Agency (JCR) (A-).

O Afreximbank evoluiu para uma entidade de grupo que inclui o Banco, a sua subsidiária de fundo de impacto de acções, denominada Fundo para o Desenvolvimento das Exportações em África (FEDA) e a sua subsidiária de gestão de seguros, AfrexInsure (em conjunto, “o Grupo”). O Banco tem a sua sede no Cairo, Egipto.


Conclusão


A linha de crédito de 1,75 mil milhões de dólares acordada entre o Afreximbank e a Sonangol representa um passo relevante no reforço do sector energético angolano e no aprofundamento de soluções financeiras lideradas por instituições africanas.

Ao combinar financiamento estruturado, mitigação de riscos e apoio directo às necessidades operacionais e de capital, a operação insere-se numa estratégia mais ampla de promoção da soberania económica, do comércio africano e da industrialização do continente.

Para Angola, este financiamento surge como um instrumento-chave para sustentar a capacidade exportadora, fortalecer a sua principal empresa energética e consolidar o papel do país no panorama energético regional e mundial.

 


O que achas deste apoio do Afreximbank à Sonangol? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Imagem: © 2025 Afreximbank
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!