Conferência contra o Tráfico Humano ocorreu em África.
África recebeu a conferência de Alto Nível contra o Tráfico Humano que contou com o apoio financeiro da União Europeia, para a sua realização. O evento ocorreu de 10 a 12 de Maio de 2022 em Dakar.
A conferência
O Ministério do Interior da República do Senegal, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Escritório Regional para o Oeste e Centro de África coorganizaram a Conferência Regional de Alto Nível sobre o Combate ao Tráfico Humano e o Contrabando de Migrantes, como parte do seguimento da Declaração de Niamey.
Este encontro regional visa reunir representantes de alto nível e pontos focais dos países signatários da Declaração de Niamey, bem como organizações membros e parceiros técnicos, a fim de discutir os vários avanços na luta contra o tráfico de seres humanos e o contrabando de migrantes, conforme declarado nas recomendações da Declaração de Niamey.
A conferência também permitirá validar os próximos passos para a consolidação do Mecanismo Permanente e o monitoramento dos compromissos da Declaração de Niamey.
A Declaração de Niamey
Vários Ministros do Interior e das Relações Exteriores de países da África Ocidental, da União Europeia, países europeus, bem como organizações internacionais, reuniram-se a 16 de Março de 2018, no Níger e adotaram a Declaração de Niamey.
Esta declaração, visa melhorar a coordenação e eficiência operacional das respostas no combate ao tráfico de migrantes e de seres humanos entre países de origem, trânsito e destino, nomeadamente através do reforço da recolha de dados, da cooperação judiciária internacional e da cooperação policial.
O que achas da Declaração de Niamey? Esta conferencia, conseguirá criar as ferramentas para eliminar o tráfico humano? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © 2022 unodc.org