Poliovírus detectado no Burundi e na RDC.
Autoridades do Burundi e da República Democrática do Congo (RDC) identificaram casos de poliovírus derivados de vacinas. O governo do Burundi declarou a situação uma emergência nacional de saúde pública. Casos confirmados incluem um menino de quatro anos no distrito de Isale e duas crianças que tiveram contacto com ele.
OMS e GPEI confirmam casos
Cinco amostras de águas residuais confirmaram a presença do poliovírus tipo 2 circulante no Burundi, segundo a OMS. A cepa é diferente do poliovírus selvagem e infecções ocorrem quando a vacina oral contra a poliomielite circula entre populações sub-imunizadas.
As detecções estão relacionadas ao uso da nova vacina oral contra poliomielite tipo 2 (nOPV2), criada para reduzir esse risco. O poliovírus tipo 2 derivado da vacina circulante foi encontrado em seis crianças nas províncias de Tanganyika e Kivu do Sul, na RDC.
Campanha de vacinação do poliovírus
O Burundi realizará uma campanha de vacinação nas próximas semanas, com a ajuda da OMS e da GPEI, para crianças elegíveis de até 7 anos. A RDC também tem uma campanha agendada para abril.
“Embora a detecção desses surtos seja uma tragédia para as famílias e comunidades afetadas, não é inesperado com o uso mais amplo da vacina”.
Disse o GPEI em parceria com a OMS, a Fundação Bill & Melinda Gates e outras organizações globais de saúde
A GPEI afirma que 600 milhões de doses da nova vacina foram administradas em 28 países desde março de 2021 e reitera que é segura e eficaz. O surto de poliomielite declarado pelo Burundi é o primeiro em 30 anos.
Apoio à imunização e vigilância
A diretora regional para África da OMS, Matshidiso Moeti, destaca a importância de agir rapidamente e apoiar esforços nacionais para aumentar a imunização contra a poliomielite.
Segundo a OMS, “o poliovírus de tipo 2 em circulação” é a forma mais comum de poliomielite em África e os surtos deste tipo de poliovírus são os mais comuns na região, com mais de 400 casos de “paralisia flácida aguda” registados em 14 países afetados em 2022.
A poliomielite, doença causada pelo poliovírus, é uma das causas de paralisia flácida aguda, “definida como o início agudo de fraqueza ou paralisia com tónus muscular reduzido em crianças”, de acordo com a OMS África.
O que achas deste surto? Será que este poliovírus irá causar uma nova pandemia? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © OMS