9.1 C
Londres
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Startup Wasoko cria centro de inovação

O Wasoko Innovation Hub é a primeira parceria público-privada entre uma startup de tecnologia africana e o governo de Zanzibar para o “Silicon Zanzibar”.

Startup Wasoko cria centro de inovação.

A startup Wasoko (anteriormente Sokowatch), a empresa africana de comércio eletrónico que utiliza tecnologia inovadora para transformar a cadeia de suprimentos informal de retalhe, anunciou o lançamento oficial do “Wasoko Innovation Hub” em parceria com o governo de Zanzibar.

Localizado na cidade de Fumba, Zanzibar, o novo Hub concentrar-se-á na construção de soluções de tecnologia de classe mundial que impulsionarão a indústria de comércio eletrónico em África nos próximos anos, tornando-se o lar de mais de 500 engenheiros visionários, gerentes de produto, designers de UX e pesquisadores africanos.

O Wasoko Innovation Hub é a primeira parceria público-privada entre uma startup de tecnologia africana e o governo de Zanzibar para o “Silicon Zanzibar”, uma nova iniciativa do governo para atrair e realocar empresas de tecnologia de toda a África para a ilha.

Como parte do lançamento, Wasoko tornou-se a primeira empresa âncora da Silicon Zanzibar e embaixadora oficial do setor privado.

Além de fortalecer a eficiência operacional da Wasoko, o novo Hub especializar-se-á no desenvolvimento de ferramentas para personalizar as experiências dos clientes, melhorar as métricas de entrega, expandir as opções de serviços financeiros e recolher dados e insights importantes de toda a cadeia de valor.

Nos próximos 10 anos, espera-se garantir mais de US$ 15 milhões em investimentos, proporcionando a centenas de zanzibarianos uma riqueza de oportunidades de emprego e carreira.

Falando sobre o lançamento do Innovation Hub, Daniel Yu, CEO e fundador da Wasoko, disse:

“Como uma empresa de tecnologia pan-africana, a Wasoko tem procurado um local onde possamos reunir os melhores talentos de todo o continente e além, para inovar e desenvolver novos produtos e serviços para nossos clientes”.

“Embora considerássemos centros mais tradicionais, como Dubai e Londres, estávamos comprometidos com a crença de que a tecnologia para África deveria ser construída em África”.

“Através da nossa nova parceria, estamos orgulhosos de trabalhar ao lado de um governo que está a investir fortemente no apoio a esta missão e estamos honrados em ser um parceiro fundador da Silicon Zanzibar”.

“Acreditamos firmemente que Wasoko será a primeira de uma longa linha de empresas de tecnologia a estabelecer uma presença na ilha”.

Mudrick Soraga, Ministro de Investimento e Desenvolvimento Económico de Zanzibar, acrescentou:

“As empresas de tecnologia não precisarão mais abrir escritórios e transferir o seu pessoal para Dubai ou Londres para gerirem as suas operações em África”.

“Estamos a fornecer um ambiente aberto e capacitador para todas as empresas de tecnologia e os seus membros de equipe sediados em Zanzibar, um dos destinos mais atraentes do mundo”.

“O objectivo é permitir que todos construam tecnologia para África com sede em África”.

“Estamos empolgados por fazer parceria oficial com a Wasoko e outras empresas de tecnologia que chegam a Zanzibar para cocriar políticas e iniciativas que transformarão Zanzibar em um centro de tecnologia líder para o continente africano”.

O lançamento do Wasoko Innovation Hub marca o mais recente marco na sua jornada de rápido crescimento que viu a startup nomeada como a empresa de crescimento mais rápido de África pelo Financial Times em maio de 2022. Como resultado, as suas ações da Série B foram cotadas em março, em US$ 125 milhões, o maior financiamento já obtido por uma startup não fintech em África.

 

O que achas da criação deste hub? Já conhecias a startup Wasoko? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.
Imagem: © DR 
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!