4.4 C
Londres
Sábado, Dezembro 28, 2024

Carlos Lopes Entre Os “100 africanos mais influentes de 2024”

O economista guineense Carlos Lopes e o ex-futebolista cabo-verdiano Gelson Fernandes, são os únicos integrantes dos PALOP, na lista dos “100 africanos mais influentes de 2024” da revista, New African, respectivamente nas categorias de “Formadores de Opinião” e “Desporto”.

Carlos Lopes Entre Os “100 africanos mais influentes de 2024”


As personalidades destacadas na lista dos “100 africanos mais influentes de 2024”, da revista New African, sediada em Londres, reflete a mudança de tendências e prioridades em África, enquanto o continente enfrenta novos desafios e oportunidades, celebrando as realizações e contribuições de pessoas de várias áreas e sectores que tiveram um impacto positivo no continente e no mundo durante este ano.

Foram selecionados 100 africanos ou afrodescendentes que se destacaram, na opinião da revista, nas categorias de “Serviço Público“, “Negócios“, “Sociedade Civil“, “Ciência e Academia“, “Formadores de Opinião“, “Desporto” e “Criatividade“.

O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, foi distinguido na categoria de “Serviço Público“. O diretor do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina e a vice-presidente para as Finanças e Diretora Financeira da instituição, Hassatou Diop N’Sele, foram mencionados na categoria de “Negócios“.

Na categoria de “Desporto” surge o ex-futebolista de origem cabo-verdiana Gelson Fernandes que atualmente ocupa o cargo de diretor da FIFA para as federações africanas e a medalhada olímpica argelina Imane Khelif que, cuja medalha de ouro, segundo a revista, foi uma vitória não só no boxe mas também no preconceito racial.

Na categoria dos “Formadores de Opinião” aparece o economista guineense Carlos Lopes, ex-secretário executivo da Comissão Económica para a África das Nações Unidas e actual professor na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul e a Presidente do recém-criado Mecanismo de Liquidez e Sustentabilidade, a economista camaronesa Vera Songwe.

A activista queniana Binaifer Nowrojee e o advogado e activista dos direitos humanos da Tanzânia, Joseph Moses Oleshangay, são distinguidos na categoria “Sociedade Civil“. Entre as personalidades que se encontram na lista, na categoria de “Ciência e Academia”, aparecem as cientistas etíopes Abeba Birhane e Rediet Abebe.

Por fim, na classificação de “Criatividade”, da lista dos “100 africanos mais influentes de 2024”, a revista aponta nomes como o do actor britânico Idris Elba e a chefe de culinária nigeriana Adejoké Bakare.

A revista New African, de língua inglesa, é distribuída em mais de 100 países, é publicada ininterruptamente desde 1966 em formato mensal e tem trazido de forma consistente, o ponto de vista dos africanos às notícias internacionais.

 

Imagem: © 2011 UNECA
Logo Mais Afrika 544
Mais Afrika

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Regista-te para receberes a nossa Newsletter no teu e-mail.

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para mais informações.

Ultimas Notícias
Noticias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

error: Content is protected !!